quinta-feira, 30 de abril de 2020

Série Empreendendo no Brasil #02 - Primeiras experiências

Saiba que todo o processo que tem por objetivo um bom resultado, pode conter inúmeras falhas e mesmo que tudo na teoria tende a dar certo, na realidade a chance de dar errado pode ser bem mais possível.. Bons empreendedores precisam ser excelentes em resolver problemas, pois empreendendo no Brasil o que não vai faltar são dificuldades.


Olá novamente, sou Bruno Brito, para quem já me conhece e está acompanhando a série, hoje vamos abordar as primeiras dificuldades e experiências que todo empreendedor passa na fase inicial. Aos que pela primeira vez veem a esse blog, para se inteirar melhor de nossa série, deixo abaixo o link de nossa apresentação.


No capítulo anterior abordei a necessidade de foco e objetivo e como lidei com isso para chegar no momento onde realmente empreender com perseverança se tornou possível. Agora devo compartilhar minhas primeiras dores de cabeça buscando a otimização do negócio evitando custos desnecessários.

Eu já tentei empreender no ramo de representação seja sozinho ou em sociedade, mas me frustrei. Busquei então depois empreender com ideias criativas sem quase custo nenhum e valeu mais a experiência do que pelo retorno financeiro. Daí fui atrás de empreender com o que aprendi em 04 anos sofridos na faculdade, e até que estava dando certo, no entanto, o retorno financeiro estava muito baixo do esperado. E agora por último tentei unir o útil ao agradável e inicialmente joguei parte do dinheiro fora, mas como desta vez fui e ainda estou sendo perseverante, muito focado e com objetivos traçados... Enfim o investimento começou dar "frutos".

Desde o primeiro grande esporro que tomei do meu primeiro chefe, onde me cobrou iniciativa para levar a ele soluções e não mais problemas. Me apaixonei por esse negócio de solucionar problemas, inacreditavelmente, admito que gosto de problemas, principalmente após perceber que eles são o gatilho para soluções criativas. Que são basicamente a oportunidade de fazer e criar um diferencial em meio a concorrência que temos no mercado.

Mas também admito que solucionar problemas cobra um custo pesado para a saúde física e mental, então em contra partida, buscar algum laser ou quebra de rotina, ajuda a diminuir o impacto que causa, prolongando nossa vida útil. Sim, buscar soluções é desgastante, muitas vezes chato e te coloca nas costas o peso de tomar decisões que podem te arruinar profissionalmente.

Quando busquei ser representante, para vender e solucionar problemas cobrados por clientes, decidi colocar o meu coordenador a prova em campo para na prática, ele me mostrar e eu entender como resolver cada situação criada pela própria empresa da qual prestava serviços. Daí acabei descobrindo um sistema "malandro" do qual por princípios próprios não admitia participar e disso veio a minha frustração.

Ideias criativas podem se tornar virais e dá um belo retorno em bem pouco tempo, mas existe e muito a necessidade de se tornar "viral", exatamente esse é o maior problema e por inexperiência, não soube solucionar essa questão. Foram diversas tentativas e várias ideias, um bom tempo investido, mas o que consegui foi experiência em várias áreas e nenhum centavo.

Já no caso de empreender com o que aprendi na faculdade, a coisa começou a andar, consegui clientes, recebia pelos meus serviços e se perseverasse poderia ir longe. No entanto, me faltava tempo para trabalhar e investir mais pesado no empreendimento. Amo trabalhar com publicidade e marketing, só que na época eu já estava casado e tinha um filho a caminho, com isso não tinha mais tempo para continuar desenvolvendo o negócio até ele dar bons frutos.

Depois do que passei anteriormente tentando e tentando empreender, enfim "encontrei uma luz no fim do túnel" e sim era possível dar muito certo e é sobre essa fase, que devo nos próximos capítulos destrinchá-la melhor com vocês. Por isso peço que continuem acompanhando e se puderem divulguem aos seus contatos, pois vocês são o meu combustível para continuar esse compartilhamento de experiência e ideias.

Grande abraço e até o próximo capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário