sexta-feira, 24 de abril de 2020

Série Empreendendo no Brasil #01 - Foco e Objetivo

Se para empreender nesse país em primeiro lugar deveríamos ser obrigados a se informar com toda e qualquer mídia do país, a desistência de empreender aconteceria lendo as primeiras notícias. Quero acreditar que não seja, mas ouvindo rádio, vendo TV ou acompanhando as redes sociais... O que se sente é pavor de tentar algo inovador e criativo, para no meio do caminho acabar caindo nas garras do julgamento midiático.

Olá, sou Bruno Brito e esse é o meu primeiro capítulo da série "Empreendendo no Brasil", para entender melhor o objetivo dessa série e saber mais sobre mim, te convido a ler a apresentação antes de continuar a leitura aqui. Só clicar no link abaixo.


Por onde começar... São tantas emoções, como já dizia o cantor e compositor Roberto Carlos. Muito bem, vamos iniciar por onde toca o coração, isso, falo da vontade de se tornar independente e dono do próprio negócio. Acredito que boa parte dos seres humanos já nascem com esse objetivo que com o tempo é podado pela sociedade, que te coloca na situação de apenas mais um precisando de emprego. A vida em sociedade é assim, sempre te colocam onde "a maioria quer". Se você nasce no campo e sabendo que poderá herdar tudo que é dos seus pais e escrever a sua própria história, será que vai preferir ir para cidade passar aperto, só para ter um bom emprego ou escolherá ser o "Rei do Gado"?



Eu fui condicionado desde pequeno a trabalhar para os outros, estudar e estudar até conseguir um emprego melhor e segui essa regra até certo ponto. Conforme me decepcionava cada vez mais com os empregos e salários que tinha, em minha mente foi aumentando aos poucos o desejo de ter o meu próprio negócio. O problema era que por falta de experiência, incentivo e preguiça, não sabia como colocar isso em prática, sem me lascar por anos para chegar ao meu objetivo.

Na TV sempre aparecia alguém que do nada se tornava um grande empreendedor, tipo em um passe de mágica, como se uma ideia no momento exato com uma pitada de sorte fizesse simplesmente tudo acontecer. Mas nos bastidores o que descobria era que havia no crescimento do "Super Stars", muito trabalho e dedicação, anos de perseverança e insistência e principalmente muito foco e objetivo.

O foco e o objetivo sempre foram de certa forma, um problema para mim. Bom... Sabe o que mudou? A base, falo da base mais forte que existe para manter-se na linha do que deve ser feito... A família, mas não a família de você morando com seus pais, pois quando precisa-se de foco e objetivo é necessário uma base que te inspire por mais responsabilidade do tipo, preciso alimentar a minha família, minha esposa, meus filhos... Se esta responsabilidade está nas suas costas meu amigo(a), você é capaz de vender pedra para garantir o pão de cada dia.

Claro que isso não é uma regra geral, mas digo que por experiência, sentir o peso da responsabilidade com a sua família acaba com inúmeras distrações, agora se você tem o que é preciso para ter foco e objetivo sem o peso dessa responsabilidade, eu bato palmas para você. Já comigo não foi bem assim, diversas vezes iniciei algo mas não levei para frente por não acreditar no negócio, por mudar o foco, por querer refazer tudo e assim vai... Nunca deixei de tentar, mas me deixava levar por outras possíveis oportunidades que a vida me trazia.

Com certeza deve pensar agora que meu negócio só está dando certo porque tenho o peso de carregar a minha família nas costas, me desculpe te decepcionar mas é o contrário. Hoje o meu maior prazer é estar com a minha família, viver momentos que antes eu não enaltecia, são o meu bem mais precioso e faço o que for preciso, para estarmos juntos e felizes e isso se tornou muito mais forte com a vinda do meu pequenino, que agora tem um aninho e alguns meses. Meu amigo(a), tudo, mas tudo mesmo muda quando todo amor que poderia gerar se reflete em um ser tão pequeno, inocente e frágil. Só quem tem e sabe valorizar pode entender.

Muito bem, não gosto de escrever muito, meu português não é muito bom. Por conta disso acredito muito que haverá aqui diversos capítulos, com várias histórias e momentos, isso aqui é só o começo de algo muito maior que está por vir e que acompanharam não só lendo, mas deixando também um pouco da opinião e experiência de vocês, que também estão empreendendo ou pretendem empreender.

Grande abraço e até a próxima... Ah! Sempre faço aviso das publicações daqui pelo meu Twitter @brunotechno25 - Se preferir pode seguir o blog e receber as atualizações por e-mail, eu achoque funciona assim... Então fiquem na paz e fui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário