RESENHA CRÍTICA
Criado por uma
agência de planejamento, a Limo Inc, o documentário Breakonsumers vem com o intuito
de retratar a situação atual do poder de consumo da classe C, como as classes A
e B estão reagindo com essa mudança e também mostrar os interesses desta classe
que é emergente e tem muito com que contribuir para o desenvolvimento do país.
Para melhor
desenvolvimento deste texto sobre o vídeo em questão, visitei alguns blogs pela
rede de computadores. Meu interesse neste caso é passar a minha crítica de
forma mais abrangente envolvendo algumas outras opiniões manifestadas por
outros.
No blog Breu Storm de
Alex Abreu, ele faz uma apresentação para o vídeo breakonsumers, e taxa o vídeo
como um tesouro, onde cada minuto investido foi de muito bom grado. Em sua apresentação
ele enfatiza bastante sua visão sobre as informações passadas pela mídia e
governo sobre a ascensão da classe C, e antes de apresentar o vídeo, coloca as
seguintes perguntas: “É muito bom ver esse panorama mudando, mas será que nós
realmente entendemos o que está acontecendo? Será que não temos somente uma
opinião superficial, baseada em manchetes e discursos presidenciais?”.
Interpretei estas
questões dele como, uma forma irônica de cutucar o leitor sobre o que ele anda
levando a sério das informações que é bombardeado, tanto pela mídia quanto pelo
governo. Acredito que seja importante filtrar e analisar toda informação posta
por veículos de comunicação, algo que no documentário demonstra ser de
interesse da classe emergente, assim sendo a contribuição desta faixa pode ser
muito mais importante do que realmente imaginamos.
Com apenas uma
apresentação crítica sobre o assunto no vídeo breakonsumers, no blog “Viuisso?”
de Michel Lent – sua visão sobre a produção da Limo Inc, deixa bem claro a
opinião dele em relação a mobilidade econômica do país. “Se fosse para escolher
um único assunto para prestar atenção no Brasil, seria entender bem o que está
acontecendo com a economia do país, olhando para mobilidade econômica da nova
classe média brasileira.” Com essas palavras, eu entendo um resumo de todo
trabalho desenvolvido no vídeo.
É evidente a mudança
na mobilidade econômica do país, no entanto ainda percebo muitos meios de
comunicação, empresas e até o governo, não dar ainda a devida importância para isso.
O problema não é apenas o modo como as pessoas vêem estas mudanças, mas como
estão agindo conforme elas estão acontecendo. Difundir este tipo de
documentário para o país inteiro seria de grande importância, mas a mídia mais
influente não o faz e assim se torna uma pedra no sapato de quem quer fazer.
No blog da By3,
encontrei um ótimo resumo sobre o Breakonsumers, com detalhes que podem passar
despercebido, quando se vê apenas o vídeo. Depois do resumo eles fecham com uma
opinião própria deles, algo que achei interessante foi: “O novo consumidor, não
quer produtos de segunda. Quer marcas conhecidas e prestigiadas. Ele é
exigente. A exigência dos que ‘agora podem ‘.”.
Essa é uma percepção
que fica bem clara durante o desenrolar do vídeo, investir e trabalhar junto
com o consumidor essa nova etapa, com certeza renderá muitos frutos. A classe C
vem ganhando poder de compra e com isso também o direito de serem mais
exigentes. Aqueles que não se atentarem para isso vão perder credibilidade e ficar
pelo caminho. Outra parte do texto da opinião deles: “Muito importante também,
o breakonsumer começa a consumir cultura, a pensar mais na educação dos filhos
– e dele próprio – como condição essencial para manter as conquistas.”.
A educação é algo
essencial para todo ser humano, ela ajuda a discernir melhor o bombardeio de
informações que recebemos todos os dias. Outra questão importante é adquirir
cultura, isso auxilia encontrar a própria identidade, entender as diferenças e
até mesmo identificá-las melhor e aprender a lidar com elas respeitando o
próximo. O capitalismo nos torna, cada vez mais racionais, já a educação e a
comunicação, tende a quebrar este excesso de racionalismo e nos deixar mais
humanos.
Para finalizar as
pesquisas em blogs da rede, o blog Cinema Mentira de Thiago Avelino nos
inquieta com seu conceito. Com uma percepção bem crítica, o texto no blog
enfatiza o verdadeiro desejo do sistema, que segundo o blog é criar uma ilusão
de crescimento, sem a verdadeira preocupação com o meio ambiente, para manter e
aumentar as riquezas de poucos que dependem dos miseráveis, em intenção de
manter todo sistema funcionando.
A única coisa que o
texto no blog Cinema e Mentira dão como ponto positivo no vídeo, é a procura
dos “engajados” por conhecimento e cultura. Resumindo toda a visão sobre o
vídeo, o texto fecha da seguinte forma: “O que todos queremos passa um pouco
por aí. Trabalhar por lazer e não por obrigação. Estudar e se aprimorar sempre.
Conhecimento, cultura e lazer. Fazer algo de útil pelo mundo e por si. Isso
para todos e não para a minoria. De fato ninguém quer nem precisa de rios de
dinheiro e centenas de bens, isso é apenas uma doutrina da ganância criada para
perpetuar o sistema. O que queremos é algo muito maior.”. Refletindo um pouco
sobre essas palavras e o que já analisei anteriormente chego a uma conclusão.
O sistema, de certa
forma é necessário para que as coisas funcionem e mundo continue girando, no
entanto, a forma que ele é gerenciado é que deve ser revisto. Um miserável é
tão humano quanto um bilionário, ninguém nasce sabendo das coisas, todos nós
precisamos aprender e conhecer com o passar do tempo. Mas não adianta falar do
que acreditamos estar errado, sendo que nem nós mesmos fazemos o que é por
nossa opinião, o certo.
Conceituo como melhor
caminho para uma maior igualdade entre os povos e classes, o cultivo da
educação e cultura, desenvolvendo melhor o significado de valor e humanidade
para cada indivíduo sem distinção.
Não há a necessidade
de corrermos atrás e nem de andar na frente, apenas vamos juntos.
Vejas as cinco partes na íntegra: Breakonsumers I
Curta o Blog!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário