sexta-feira, 2 de março de 2012

Resenha Crítica Breakonsumers




RESENHA CRÍTICA

Criado por uma agência de planejamento, a Limo Inc, o documentário Breakonsumers vem com o intuito de retratar a situação atual do poder de consumo da classe C, como as classes A e B estão reagindo com essa mudança e também mostrar os interesses desta classe que é emergente e tem muito com que contribuir para o desenvolvimento do país.

Para melhor desenvolvimento deste texto sobre o vídeo em questão, visitei alguns blogs pela rede de computadores. Meu interesse neste caso é passar a minha crítica de forma mais abrangente envolvendo algumas outras opiniões manifestadas por outros.

No blog Breu Storm de Alex Abreu, ele faz uma apresentação para o vídeo breakonsumers, e taxa o vídeo como um tesouro, onde cada minuto investido foi de muito bom grado. Em sua apresentação ele enfatiza bastante sua visão sobre as informações passadas pela mídia e governo sobre a ascensão da classe C, e antes de apresentar o vídeo, coloca as seguintes perguntas: “É muito bom ver esse panorama mudando, mas será que nós realmente entendemos o que está acontecendo? Será que não temos somente uma opinião superficial, baseada em manchetes e discursos presidenciais?”.

Interpretei estas questões dele como, uma forma irônica de cutucar o leitor sobre o que ele anda levando a sério das informações que é bombardeado, tanto pela mídia quanto pelo governo. Acredito que seja importante filtrar e analisar toda informação posta por veículos de comunicação, algo que no documentário demonstra ser de interesse da classe emergente, assim sendo a contribuição desta faixa pode ser muito mais importante do que realmente imaginamos.

Com apenas uma apresentação crítica sobre o assunto no vídeo breakonsumers, no blog “Viuisso?” de Michel Lent – sua visão sobre a produção da Limo Inc, deixa bem claro a opinião dele em relação a mobilidade econômica do país. “Se fosse para escolher um único assunto para prestar atenção no Brasil, seria entender bem o que está acontecendo com a economia do país, olhando para mobilidade econômica da nova classe média brasileira.” Com essas palavras, eu entendo um resumo de todo trabalho desenvolvido no vídeo.

É evidente a mudança na mobilidade econômica do país, no entanto ainda percebo muitos meios de comunicação, empresas e até o governo, não dar ainda a devida importância para isso. O problema não é apenas o modo como as pessoas vêem estas mudanças, mas como estão agindo conforme elas estão acontecendo. Difundir este tipo de documentário para o país inteiro seria de grande importância, mas a mídia mais influente não o faz e assim se torna uma pedra no sapato de quem quer fazer.

No blog da By3, encontrei um ótimo resumo sobre o Breakonsumers, com detalhes que podem passar despercebido, quando se vê apenas o vídeo. Depois do resumo eles fecham com uma opinião própria deles, algo que achei interessante foi: “O novo consumidor, não quer produtos de segunda. Quer marcas conhecidas e prestigiadas. Ele é exigente. A exigência dos que ‘agora podem ‘.”.

Essa é uma percepção que fica bem clara durante o desenrolar do vídeo, investir e trabalhar junto com o consumidor essa nova etapa, com certeza renderá muitos frutos. A classe C vem ganhando poder de compra e com isso também o direito de serem mais exigentes. Aqueles que não se atentarem para isso vão perder credibilidade e ficar pelo caminho. Outra parte do texto da opinião deles: “Muito importante também, o breakonsumer começa a consumir cultura, a pensar mais na educação dos filhos – e dele próprio – como condição essencial para manter as conquistas.”.

A educação é algo essencial para todo ser humano, ela ajuda a discernir melhor o bombardeio de informações que recebemos todos os dias. Outra questão importante é adquirir cultura, isso auxilia encontrar a própria identidade, entender as diferenças e até mesmo identificá-las melhor e aprender a lidar com elas respeitando o próximo. O capitalismo nos torna, cada vez mais racionais, já a educação e a comunicação, tende a quebrar este excesso de racionalismo e nos deixar mais humanos.

Para finalizar as pesquisas em blogs da rede, o blog Cinema Mentira de Thiago Avelino nos inquieta com seu conceito. Com uma percepção bem crítica, o texto no blog enfatiza o verdadeiro desejo do sistema, que segundo o blog é criar uma ilusão de crescimento, sem a verdadeira preocupação com o meio ambiente, para manter e aumentar as riquezas de poucos que dependem dos miseráveis, em intenção de manter todo sistema funcionando.

A única coisa que o texto no blog Cinema e Mentira dão como ponto positivo no vídeo, é a procura dos “engajados” por conhecimento e cultura. Resumindo toda a visão sobre o vídeo, o texto fecha da seguinte forma: “O que todos queremos passa um pouco por aí. Trabalhar por lazer e não por obrigação. Estudar e se aprimorar sempre. Conhecimento, cultura e lazer. Fazer algo de útil pelo mundo e por si. Isso para todos e não para a minoria. De fato ninguém quer nem precisa de rios de dinheiro e centenas de bens, isso é apenas uma doutrina da ganância criada para perpetuar o sistema. O que queremos é algo muito maior.”. Refletindo um pouco sobre essas palavras e o que já analisei anteriormente chego a uma conclusão.

O sistema, de certa forma é necessário para que as coisas funcionem e mundo continue girando, no entanto, a forma que ele é gerenciado é que deve ser revisto. Um miserável é tão humano quanto um bilionário, ninguém nasce sabendo das coisas, todos nós precisamos aprender e conhecer com o passar do tempo. Mas não adianta falar do que acreditamos estar errado, sendo que nem nós mesmos fazemos o que é por nossa opinião, o certo.

Conceituo como melhor caminho para uma maior igualdade entre os povos e classes, o cultivo da educação e cultura, desenvolvendo melhor o significado de valor e humanidade para cada indivíduo sem distinção.

Não há a necessidade de corrermos atrás e nem de andar na frente, apenas vamos juntos.


Vejas as cinco partes na íntegra: Breakonsumers I

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