quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Memes - o que você precisa saber!

( Curta o blog >>> )




O que é um Meme?

Segundo o site do Wikipédia...

"Um meme, termo cunhado em 1976 por Richard Dawkins no seu bestseller O Gene Egoísta, é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros) e outros locais de armazenamento ou cérebros. No que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se. Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autônoma. O estudo dos modelos evolutivos da transferência de informação é conhecido como memética.
Quando usado num contexto coloquial e não especializado, o termo meme pode significar apenas a transmissão de informação de uma mente para outra. Este uso aproxima o termo da analogia da "linguagem como vírus", afastando-o do propósito original de Dawkins, que procurava definir os memes como replicadores de comportamentos.
Ainda que tal possa surpreender alguns defensores da memética, conceitos similares ao de meme antecedem em muito a proposta de Dawkins, ocorrendo por exemplo no ensino Sufi, segundo o qual os Muwakkals são considerados como entes autônomos e elementares que constroem o pensamento humano."





No blog Ah Negão, a explicação para meme tem uma postura mais atual e objetiva...

"Sempre quando falo de memes no Twitter, alguém me fala algo relacionado à tirinhas. Concluí que a grande maioria das pessoas pensa que memes são apenas os personagens das tirinhas.
Se você pensa assim, você está ERRADO.
O termo “meme” é utilizado há alguns anos, e refere-se à qualquer coisa que faça sucesso na internet. QUALQUER COISA, pode ser um desenho mal feito, ou uma frase, imagem, video, ou até mesmo uma pessoa."
"Se eu (Joe) crio um desenho no paint, e faço uma tirinha com ele, o desenho é apenas um personagem, não um meme. Se vários outros blogs postarem suas tirinhas utilizando este personagem, e as pessoas curtirem, aí sim, temos um meme.
As próprias tirinhas com memes, são um meme. Sim, pois são uma “moda” na internet. Veja quantos blogs de tirinhas de memes existem hoje. É uma febre!
Daqui um tempo, esse meme vai perder a força, e uma nova febre vai surgir. É um ciclo sem fim."
Diante as duas explicações vistas até agora, uma mais completa está no site do youPIX...
"Ultimamente todo mundo só fala sobre MEMES! Pra você ter uma ideia de como o povo anda interessado no tema, dá uma olhada em como aumentaram as pesquisas sobre memes no Google a partir deste ano.
Se você curte ler blogs,com certeza já se deparou com as famosas RAGE FACES, aquelas carinhas toscas tipo Forever Alone, Troll Face, Me Gusta e Fuck Yeah. Mas memes não só essas carinhas
bonitinhas
 toscas que todo mundo conhece… o que é um meme, de onde eles surgem, como se espalham e por que diabos as pessoas não param de falar sobre isso?"
"AFINAL, O QUE É UM MEME?
Onze entre dez matérias que falam sobre “memes” citam o livro O Gene Egoísta, escrito em 1976 pelo zoólogo Richard Dawkins, que define um meme como “uma unidade de evolução cultural” que se propaga de indivíduo para indivíduo.
Não sabemos como o conceito de meme de Dawkins veio parar na web, mas hoje em dia se usa o termo pra todas as coisas que são utilizadas repetidamente na internet em vários contextos diferentes e que podem até ganhar um novo significado nesse processo.


  • MEME SÓ TEM NA WEB?
    Por que uma gíria tipo “Todos Chora” é um meme e um bordão que vem da TV (“Pedala Robinho”,“Ronaldo!”, etc) não é? A função dos dois é a mesma, só que a construção de cada um é bem diferente:  enquanto o meme é essencialmente colaborativo e orgânico, o bordão televisístico é algo repetido exaustivamente pelo programa e martelado na cabeça da audiência até que ela saia repetindo aquilo por ai. O blogueiro Daniel, autor do @naointendo, responsável por popularizar algumas Rage Faces no Brasil, diz que “a internet é como uma empresa em que cada um tem uma porcentagem de influência, ela não tem dono“, e o meme segue por aí."


    Muitos já ouviram falar dos Memes, mas poucos sabem do que se trata. Esta postagem trás apenas algumas das explicações para essa nova mania da internet, claro que como todas as coisas na vida e na internet, isso tudo é passageiro, pra quem não gosta ou não curte uma hora isso vai passar, mas para maioria que curte, o que mais interessa é participar.

    Na minha opinião, eles são uma boa pedida para afastar o mal humor e diminuir o stress do dia-a-dia, é algo de fácil reprodução, apenas precisa ter uma situação engraçada ligada a uma ideia criativa ou só reproduzir o que de hilário acontece em seu cotidiano.


    Curta mais tirinhas...








No blog...
Abraços a todos!


5 comentários: